A educação ambiental é essencial para criar uma mentalidade coletiva sustentável, que aos poucos, pode tornar o planeta Terra menos suscetível a impactos provocados pela ação humana. O intuito, é gerar uma compreensão em cada pessoa de que seus atos podem ser prejudiciais para a qualidade de vida, tanto para as gerações atuais, quanto para as futuras.

Para cada faixa etária, é recomendado que a educação ambiental seja exercida de uma forma, para melhor assimilação de todos os indivíduos. 

A Lei nº 9795 visa estimular a conscientização pública sobre o meio ambiente, e o Art. 2º, determina que a educação ambiental deve existir em todos os níveis de ensino do Brasil. 

Nesse blogpost, falaremos sobre a importância de aplicar a educação ambiental nas escolas. 

É fundamental que essa educação se inicie nas escolas, pois as mesmas, como espaço educativo, colaborativo e de formação de valores, introduzem as crianças aos conceitos e incentivam-as a cuidar de nosso ecossistema. É muito importante que estas instituições de ensino incorporem-na em suas grades, não só teoricamente mas como também na prática, dos alunos e dos funcionários, os quais serviriam de bons exemplos para as crianças.

As escolas poderiam realizar a coleta seletiva e posicionar lixeiras recicláveis espalhadas pelo colégio, incentivando os alunos a colocarem em prática o que aprenderam e de se acostumarem a realizar a reciclagem correta, por exemplo.

Existem mais formas de implementar a educação ambiental nas escolas e também incentivar os alunos a participarem dessas atividades, como por exemplo:

– Incentivar o consumo consciente de recursos como água e energia (colocando placas nos banheiros, bebedouros e salas de aula); 

– Ensinar a importância da coleta seletiva e disponibilizar lixeiras recicláveis;

– Promover a redução do uso de plástico, dando preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente; 

– Fazer o reaproveitamento de materiais e evitar o desperdício;  

– Fazer uma horta coletiva.

Além das citadas acima, existem outras inúmeras estratégias e jeitos de se inserir a educação nas escolas/crianças. É sempre imprescindível buscar a forma de melhor assimilação e ensinar na prática. As crianças são o nosso futuro. 

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *