Gerenciamento de resíduos: conhecendo uma gestão sustentável

Gerenciamento de resíduos. Qual a necessidade de aplicá-lo? Em primeiro lugar, devemos saber que quase toda atividade humana atrelada ao desenvolvimento econômico gera resíduos, que podem afetar de forma direta ou indiretamente o meio ambiente. Nesse contexto, leis foram criadas para auxiliar esse problema, contribuindo a favor da causa. É o caso da LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010, que visa responsabilizar cada gerador a reaproveitar e reciclar o máximo possível de resíduos produzidos, buscando uma gestão consciente e eficaz.

Tudo que não pode ser reaproveitado é chamado de rejeito. Nesse caso, é necessário sempre buscar diminuir a sua geração, pois o que restou terá uma destinação final e não poderá ser reaproveitado de nenhuma forma.

Mas esquecendo um pouco da lei, por que não começar a praticar o gerenciamento de resíduos na nossa própria casa? Ou até mesmo em uma empresa? Vale ressaltar que não é nem um pouco trabalhoso começar a incluir a gestão de resíduos no nosso cotidiano.

A simples ação de separar os restos de comida por exemplo, é de extrema importância e nos traz alguns benefícios. Com aquela casca de fruta que às vezes achamos que não possui mais utilidade nenhuma é possível produzir adubo orgânico, e o mesmo se aplica com restos orgânicos em geral. Então já fica a dica para quem possui horta ou plantas em suas casas.

Evitar o uso de embalagens descartáveis e fazer o uso das chamadas ecobags também é uma ação que está atrelada ao assunto e diminui drasticamente os resíduos que produzimos.

Além disso, empresas possuem outros benefícios como a diminuição do custo com a destinação dos resíduos, pois a gestão de resíduos diminuirá o volume do que é descartado; Diminuição dos custos com a produção, devido à uma logística que visa diminuir a geração de resíduos, e para isso a matéria-prima deverá ser melhor aproveitada; Redução no risco de acidentes, pois alguns resíduos podem ser tóxicos e/ou contaminantes para a saúde humana.

Entre tudo isso e outros benefícios, a gestão de resíduos só tende a somar em nossas vidas. A palavra “organização” é importante e necessária até quando falamos no nosso lixo, e todos saem ganhando.

3 comentários Adicione o seu

  1. Rodrigo disse:

    Parabéns pelo conteúdo pessoal!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s