Não é novidade que o tratamento de água e esgoto são extremamente importantes para a saúde e bem-estar da humanidade. Políticas de combate a poluição das águas são discutidas desde o século XIX. Contudo, no Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável e 100 milhões vivem em lugares sem acesso a coleta de esgoto.

Mas o que é, afinal, saneamento básico? Na lei no 11.445/2007 o saneamento é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas.

Como sabemos, no Brasil cerca de 50% da população possui rede coletora de esgoto, e a maior parte dessa porcentagem está localizada na região sudeste e sul do país. As regiões norte e nordeste são as que apresentam os menores índices de rede coletora.

Visto que o Brasil é um país com grande potencial de desenvolvimento, e o saneamento básico nos dias de hoje é uma questão diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas, a tendência de crescimento deste setor e o valor de investimento deverá crescer nas próximas décadas, criando uma demanda de profissionais qualificados para atuarem na área.

Além da necessidade de profissionais voltados para a questão de infraestrutura, o mercado tecnológico do tratamento de efluente também deverá crescer no Brasil. Atualmente a maior preocupação das empresas que operam estações de tratamento de esgoto é com a matéria orgânica. Porém, outras preocupações deverão surgir em nosso país, como a remoção de hormônios, microplásticos, entre outros. Estes problemas já são tratados em países mais desenvolvidos neste setor, no qual a matéria orgânica já não é mais um problema tanto quanto no Brasil.

Dessa forma, se você se interessa por este ramo da Engenharia Ambiental e Sanitária, aposte nas inovações, tecnologias e novidades do setor. Pois a demanda por profissionais qualificados tende a aumentar significativamente com o passar dos anos.

Autores: Guilherme Schmidt, João Victor Pereira, Mariana Janene.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *