Já é muito discutida a importância de se poupar água, visto que esse recurso, que é essencial para a vida, pode nos faltar em um futuro bem próximo se ações não forem tomadas ou repensadas.
Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050, esses tempos desesperadores já estão mais próximos do que imaginamos, e já podemos observar vários países sofrendo com a falta de água, inclusive o Brasil.
Por isso, é essencial entendermos de fato a importância de se economizar e preservar a água. A situação já está alarmante, precisamos nos mobilizar e conscientizar a população o quanto antes.
SITUAÇÃO NO BRASIL
Você sabia que o Brasil está entre os países que mais consome água no mundo?
De acordo o mesmo estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) mencionado anteriormente, uma pessoa precisa de 110 L de água para atender todas as suas necessidades diárias, porém, no Brasil, a população gasta 200 L, em média, de água por dia. Dado muito preocupante, visto que vivemos em um país onde muitos não têm acesso à água potável diariamente.
Mas aí você deve estar se perguntando: Como, se o Brasil é conhecido por ter uma grande reserva de água potável?
De fato, o Brasil possui a maior reserva mundial de água potável, com cerca de 12% do montante total, porém, isso não necessariamente livra o país de sofrer com a falta desse importante recurso natural.
Isso se deve pela distribuição da água naturalmente desigual no Brasil, de modo que justamente as áreas menos povoadas do país é que concentram a maior parte dos recursos hídricos.
A região Norte, que possui uma densidade de apenas 4,12 habitantes para cada quilômetro quadrado, concentra quase 70% de todos os recursos hídricos disponíveis no Brasil. Já a região nordestina, conta com uma densidade alta de aproximadamente 34,15 pessoas para cada quilômetro quadrado, ao passo em que detém apenas 3,3% de todos os recursos hídricos do país.
Apesar da má distribuição da água no território brasileiro, mesmo as áreas com menor disponibilidade de água podem ser devidamente abastecidas se existirem planejamentos e ações públicas de interesse social.
Além desse fato, o Brasil gasta muita água com a agropecuária, atividade que possui maior demanda no consumo de água no processo produtivo. Cerca de 66% da água usada na economia tem como origem as atividades agrícolas (produção de gêneros agrícolas e comercialização). As atividades pecuárias ficam com cerca de 24%, enquanto a indústria utiliza cerca de 10%.
Uma situação gravíssima que podemos mencionar em relação à falta de água, é na cidade de São Paulo que viveu, entre 2014 e 2015, uma dramática situação ao ver o Sistema Cantareira, que abastece nove milhões de pessoas, atingir o menor nível da história, com isso, muitas partes da cidade ficaram desabastecidas.
NÃO SE ESQUEÇA DE PRESERVAR!
Ta aí, a importância de economizarmos esse bem tão precioso, mas não podemos nos esquecer que além de economizar, é preciso preservar!
Você já pensou, por exemplo, para onde vão os produtos químicos que você usa na hora de fazer a limpeza da sua casa?
Boa parte vai para os esgotos, poluindo o meio ambiente. Muitos produtos que utilizamos tem em sua composição o fosfato e cloro, que são químicos que degradam o meio ambiente e poluem os rios, impedindo a reprodução dos peixes e gerando uma alta reprodução de algas, as quais “roubam” o oxigênio dos peixes.
CONCLUSÃO
Agora conseguimos entender que é muito importante buscar outros meios para economizar água e também para preservá-la, como buscando outras opções mais sustentáveis para produtos de limpeza, por exemplo, diminuindo a contaminação dos nossos recursos hídricos.
E aí, conseguiu compreender a importância de preservar e poupar esse bem tão precioso? Confira o nosso site, para mais conteúdos parecidos com esse!
No responses yet