Soluções para sua Instituição!

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação destes empreendimentos e/ou atividades.

Autorização Ambiental (AA)

É um processo em que o órgão ambiental responsável autoriza a instalação e a atividade de empreendimentos específicos por um curto período. E para obter a AA a empresa deve cumprir alguns requisitos e programs que promovam um um desenvolvimento sustentável

Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV)

É um instrumento de planejamento, controle urbano e subsídio à decisão do Poder Público para aprovação de projeto. Consiste na emissão de autorização ou licença para implantação, construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos e atividades públicos ou privados, em área urbana ou rural, que possam colocar em risco a qualidade de vida da população, causando impactos sobre os solos urbanístico e o meio ambiente.

Licenciamento Ambiental Simplificada de Regularização (LAS)

É um processo administrativo de prevenção e fiscalização que o poder público exige para monitorar e controlar os danos que a empresa causar ao meio ambiente.

Outorga d’água

A Outorga é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite o uso de recursos hídricos por um prazo determinado, o qual tem por finalidades assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e disciplinar o exercício dos direitos de acesso à água.

Plano de recuperação Ambiental (PRAD)

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente, como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental. Tecnicamente, o PRAD refere-se ao conjunto de medidas que propiciarão à área degradada condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

De acordo com a Lei Federal n. 12.305/ 2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos) a elaboração e execução do PGRS são obrigatórias aos grandes geradores de resíduos sólidos. O PGRS permite, ao invés de apenas descartar um resíduo, reaproveitá-lo ou vendê-lo a empresas especializadas, abrindo uma grande oportunidade de reduzir gastos e/ou aumentar seus lucros.

Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE)

A Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE) é um serviço prestado a empresas novas ou já atuantes no mercado que desejam regularizar suas atividades.

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental estuda a relação que ocorre no meio ambiente entre as várias formas de vida existentes e a relação com o ser humano. A função do gestor ambiental é criar, planejar e executar projetos para promover a proteção do meio ambiente perante principalmente a ação do ser humano.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

O SGA é o conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. O SGA, que é estabelecido pela NBR ISO 14001, faz parte de um conjunto de normas, a ISO 14000, que foram desenvolvidas pela INTERNATIONAL ORGANIZATION for STANDARDIZATION (ISO). A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é recorrida para a prevenção dos danos ambientais causados por processos produtivos e produtos colocados no mercado, fazendo com que a empresa parta em busca de sua certificação com o atendimento das diretrizes estabelecidas na norma NBR ISO 14001.

Gerenciamento de Resíduos (GRS)

O mercado da reciclagem de materiais é um processo que vem ganhando maior importância ao longo dos anos pois vem-se notando a escassez de matérias primas. Este projeto tem o objetivo que de agregar valor aos resíduos gerados pelo empreendimento. Ao invés de apenas descartar os resíduos, o empreendimento pode fazer a revenda de embalagens e outros resíduos gerados no local.

compostagem

É um processo de reciclagem de resíduo orgânico por meio de um processo natural. A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, sendo uma solução fácil e barata para reciclar ou destinar os resíduos orgânicos gerados naquele local.

Estudo de Soluções

Estudos e pesquisas de meios para agregar valor social e sustentável às empresas e/ou soluções para problemas internos no que diz respeito a sustentabilidade (reciclagem, destinação final, etc.).

Programa de Conscientização Ambiental

Visando o desenvolvimento sustentável, que garante a qualidade de vida das presentes e futuras gerações, a GaiaJr. oferece programas de conscientização ambiental, os quais estimulam a busca de soluções e melhorias, tendo como base a mudança de valores, conceitos e atitudes, e ampliam os conhecimentos acerca da sustentabilidade.

Programa de conscientização ambiental

Visando o desenvolvimento sustentável, que garante a qualidade de vida das presentes e futuras gerações, a GaiaJr. oferece programas de conscientização ambiental, os quais estimulam a busca de soluções e melhorias, tendo como base a mudança de valores, conceitos e atitudes, e ampliam os conhecimentos acerca da sustentabilidade.

Relatórios Ambientais

Relatório ambiental é um documento que retrata as condições ambiental de uma empresa sob múltiplos aspectos, legais e operacionais.

Eia: estudo de impacto ambiental

É um documento direcionado à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.

rima: Relatório de impacto ambiental

É um documento direcionado à sustentabilidade, visando avaliar e precisar a intensidade e dimensão do impacto no meio ambiente.

RCA: Relatório de Controle Ambiental

É um documento que acompanha o requerimento de licença quando não há exigência de RIA/RIMA, ele consiste em informações, levantamentos e estudos que visam à identificação de não conformidades legais e de impactos ambientais, efetivos ou potenciais, decorrentes da instalação e do funcionamento do empreendimento para o qual está sendo solicitada a licença.

PCA: Plano de Controle Ambiental

É um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação (LI).

PUP: Plano de Utilização Pretendida

O PUP é exigido quando houver a necessidade de supressão de vegetação nativa e/ou destoca para uso alternativo do solo.

rada: Relatório de Avaliação de Desempenho ambiental

Está entre os estudos ambientais exigidos em um Licenciamento Ambiental. É um estudo feito a fim de revalidar a Licença de Operação (LO).

Geoprocessamentos

O geoprocessamento é um ramo de atividades que utiliza técnicas e métodos teórico-matemáticos e computacionais relacionados à coleta, entrada, armazenamento, tratamento e processamento de dados. A finalidade dessas atividades é gerar novos dados ou informações espaciais ou georreferenciadas a partir de informações fornecidas por um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Estudo de Uso e Ocupação do Solo

Por meio da elaboração de mapas digitais e informatização de dados georreferenciados, realiza-se a descrição do uso e ocupação do solo para qualquer fim, tanto pela cobertura vegetal natural, quanto para o uso de diversas atividades humanas: áreas urbanas, atividades agropecuárias, mineradoras, industriais e extrativistas, etc.

Recursos Hídricos

Por meio da elaboração de mapas digitais e informatização de dados georreferenciados, elabora-se o mapeamento de áreas com recursos hídricos: lagos, lagoas, rios, etc. E com isso é possível formular estratégias de preservação e desenvolvimento da área no entorno de corpos hídricos.

Confira nossa carta de serviços!

Gaia Jr.

Avenida dos Pioneiros, 3131 – Jardim Morumbi, Londrina – PR, 86036-370

Bloco L, Sala 013

Redes Sociais

Buscar no site