Em 2009 foi instituído pelo Decreto Municipal nº 829/2009 o “Programa Londrina Recicla”, estimulando a formação de cooperativas de trabalho e qualificando as práticas existentes, assim como a humanização do trabalho realizado pelos catadores.

Atualmente, 100% da área urbana do município, incluindo distritos, patrimônios e vilas rurais são atendidas pela coleta seletiva, totalizando 230.095 domicílios, coletando em média 9.010.379 Kg de material reciclável que é comercializado diretamente no mercado, segundo o site da CMTU. 

Toda a coleta seletiva é realizada por 7 cooperativas credenciadas, atendendo toda a região de Londrina, sendo dividida da seguinte maneira: COOPER REGIÃO atende 39%; COOPEROESTE atende 14%; a COOCEPEVE atende 11%; a COOPERMUDANÇA atende 10%; a COOPERNORTH atende 10%; a COOPER REFUM atende 9% e a ECORECIN atende 8%. 

Além da coleta seletiva realizada pela Prefeitura Municipal, também existem vários outros pontos de coleta em Londrina. Conheça alguns destes pontos de coleta a seguir:

• Scotch e TerraCycle

Você sabia que podemos reciclar esponjas de limpeza? 

A Scotch colaborou com a TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza doméstica. 

Como esse material é reciclado? 

O material passa por processos de reciclagem e o resíduo é convertido em uma nova matéria-prima chamada Pellet. Essa matéria-prima é vendida e utilizada na produção de outros itens como bancos, lixeiras, etc. 

Em Londrina, o ponto de coleta é a Rua Serra dos Pirineus, 729 no Jd. Bandeirantes

• Leroy e Boulevard

Acha difícil encontrar um lugar próximo a você para descartar suas lâmpadas, pilhas e baterias? 

O shopping Boulevard Londrina dispõe de um ecoponto localizado no piso do estacionamento G1, próximo a rampa de acesso às lojas.

O local conta com iniciativas ambientais incentivando o descarte correto de resíduos em parceria com outras instituições e ONGS que fazem a reciclagem desses materiais, como a E- Eletro. 

Além de ser um ponto de coleta, o espaço possui informações sobre o tempo de decomposição de resíduos na natureza e dados mostrando a melhora de alguns aspectos com a prática da reciclagem.

O que você pode destinar no Ecoponto? 

  • Eletrônicos 
  • Pilhas e baterias 
  • Lâmpadas 
  • Óleo de cozinha 
  • Recicláveis: Papel, plástico, metal e papelão 
  • Resíduos não recicláveis

Outro lugar de comum acesso da população de Londrina que pode realizar o descarte de materiais utilizados é a Leroy Merlin.

Localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 650L no Jardim Helena, Londrina, a loja conta com dois ambientes para descartes de materiais que podem prejudicar o meio ambiente.

Segundo o site da Leroy Merlin, as suas lojas contam com Estações de Coleta Seletiva desde 2010, e já destinaram para a reciclagem cerca de 160 toneladas de pilhas, baterias, carregadores e celulares coletados nestas estações. Um dos locais é no estacionamento próximo às vagas de carros, e contam com espaço para destinação dos resíduos eletrônicos, com parceria da E- Eletro, e espaço para destinação de materiais recicláveis, como papel, metal, vidro e plástico.

Outro ambiente, seria no piso do estacionamento porém próximo a rampa de acesso à loja. No local, recebe os seguintes materiais: 

  • Recicláveis: Papel, plástico, metal e vidro 
  • Aparelhos eletrônicos 
  • Pilhas e baterias 
  • Lâmpadas

É super importante o descarte correto desses materiais perigosos, como pilhas e baterias, uma vez que eles possuem metais pesados e tóxicos que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. 

• Muffato

Você sabe que há lugares que recebem o descarte de lâmpadas fluorescentes? 

As lâmpadas fluorescentes não devem ser descartadas irregularmente nas lixeiras, devido serem feitas com mercúrio e fósforo, pois podem causar diversos problemas para o meio ambiente e para a população. 

Os materiais recolhidos das lâmpadas vão para a reciclagem, onde o vidro e os metais são retirados dos componentes químicos que são reutilizados na produção de filtros ou para fabricação de novas lâmpadas. A população pode encontrar nas Lojas Super Muffato, espalhadas por Londrina, pontos de coleta para estes tipos de resíduos.

  • ONG E-letro

O Paraná é o 4° maior produtor de Resíduos eletrônicos do Brasil, atingindo a marca de 86,8 mil toneladas por ano, e um levantamento feito conclui que ainda há 500 milhões de equipamentos eletrônicos sem uso nas residências brasileiras. Para diminuir esse número, uma das alternativas é a sua destinação correta e é ai que entra a E-letro!

A E-letro é uma empresa londrinense de recuperação de eletrônicos, atuando em mais de 70 municípios coletando cerca de 30 toneladas por mês. Contando com pontos de coletas localizados em Londrina (Boulevard, Condor, Prefeitura, entre outros) e também com ações como a coleta Drive Thru são recolhidos materiais como Celulares, Baterias, Cabos, Chapinhas, CPUs, Placa Mãe, Impressoras, Ar Condicionado, e etc.

Endereço dos Pontos de Coleta da E-letro: 

Microcamp  : R. Quintino Bocaiúva, 379 Centro Londrina PR 86020-150 Brazil 

Condor Hipermercado : R. Rio Grande do Sul, 50 Matarazzo Londrina PR 86026-080 Brazil 

Eletro.org : Rua Ermelindo Leão, 385 Vila Casoni Londrina PR 86025-150 Brazil 

Iate Clube de Londrina : Av. Higienópolis, 2135 Higienópolis Londrina PR 86015-010 Brazil 

Leroy Merlin Londrina : Av. Theodoro Victorelli, 650L Jardim Helena Londrina PR 86027-750 Brazil

Prefeitura de Londrina : Av. Duque de Caxias, 635 Centro Cívico Londrina PR 86060-280

Brazil Supermercado Locatelli : Av. Santos Dumont, 1260 Centro Rolândia PR 86600-063 Brasil

Autores: Bianca Carvalho, Cadu Moraes, Emanuel Coutinho, Fernanda Parra.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *