No post anterior, vimos uma breve introdução sobre o que é o gerenciamento de resíduos, sua importância, e alguns exemplos de como começar em casa. Também citamos alguns benefícios de sua aplicação nas empresas. Nesse post, aprofundaremos um pouco mais nas vantagens de seguir uma gestão resíduos contínua e organizada.

Lembrando que a gestão de resíduos pode ser entendida como uma logística que visa separar corretamente o lixo por classes, para que seja realizado a disposição final ou o reaproveitamento e tratamento do que ainda pode ser utilizado.

– Saúde

Uma vez que o descarte dos resíduos esteja agrupado por classe em sua empresa, pode-se dizer que ocorre uma diminuição nos riscos de acidentes envolvendo materiais tóxicos e/ou nocivos à saúde humana, devido ao maior controle sobre o que é descartado. Ainda, a gestão de resíduos pode auxiliar em um local onde a presença de vetores como mosquitos é recorrente, pois talvez a presença de resíduos orgânicos em exposição e armazenadas de forma incorreta seja a principal fonte de atração dos vetores. 

– Economia

Para que a gestão de resíduos contribua na economia de uma empresa, primeiro precisamos entender que é necessária a redução da geração de resíduos. Mas como fazer isso sem diminuir a produção de uma empresa? É de extrema importância que as empresas visem o melhor aproveitamento da matéria prima. Existem pelo menos 3 vantagens relacionadas à busca do aprimoramento na produção.

Em primeiro lugar, uma melhor eficiência requer uma menor quantidade de matéria prima para gerar determinado produto, o que diminui de forma significativa a longo prazo os custos com a matéria.

Em segundo, os gastos com energia para gerar a mesma quantidade de produtos que antes será menor com uma maior eficiência de aproveitamento da matéria prima.

E por último, mas não menos importante, é a redução da geração dos resíduos gerados pela empresa, gerando menos poluição ao meio ambiente.

Algumas empresas até recebem prêmios de sustentabilidade ou certificados, como por exemplo o ISO 14001. A implementação do GRS em uma empresa não traz somente vantagens ao produtor, mas também mostra que ela se preocupa com seus funcionários na questão da insalubridade interligada ao lixo produzido, e demonstra uma preocupação com a causa ambiental.

Categories:

Tags:

Comments are closed