Você com certeza já se incomodou com os valores altos das contas de água da sua empresa, certo? Você já pensou que todo esse dinheiro gasto poderia servir de investimento para outras coisas?

Atualmente, as empresas procuram investir em alternativas para o desenvolvimento sustentável, tanto para a economia de custos quanto para a captação de clientes por meio do Marketing Verde.

Nesse blog post, iremos mostrar para você 5 dicas para você economizar água na sua empresa!

1. Conscientizar os trabalhadores

Para começar é muito importante conscientizar as pessoas que frequentam o seu ambiente de trabalho, pois não adianta nada investir em infraestruturas, se as pessoas não estão dispostas a utilizá-las de forma correta.

Essa conscientização pode ser feita por meio de treinamentos, palestras, cursos, vídeos e panfletos para a divulgação interna.

Deixe claro que atitudes ambientalmente corretas são valorizadas dentro da empresa!

2. Estabeleça metas para a redução do consumo de água

Relacionado ao tópico anterior, caso a sua empresa tenha dificuldades em reduzir o consumo de água, uma alternativa muito interessante é estabelecer metas e incentivar os colaboradores a aderirem a essas alternativas mais sustentáveis não só relacionadas ao consumo de água, como também de luz, resíduos plásticos, entre outros.

Promover uma competição saúdavel entre os trabalhadores e oferecer bonificações conforme as metas são atingidas é uma ótima maneira de engajá-los nessa causa e valorizar a sustentabilidade dentro da empresa!

3. Substitua torneiras comuns por temporizadas

Enquanto as torneiras tradicionais dependem da ação humana para serem fechadas, as temporizadas conseguem cortar a vazão com suas molas, reguladas de acordo com o tempo desejado de abertura, essa ação pode representar uma grande economia de água

4. Utilize descargas ecológicas

Elas têm um acionamento menor, que realiza a higiene simples, e um acionamento maior, que faz uma higiene mais completa do vaso sanitário. A partir disso é importante informar os usuários a utilizar a opção que é mais apropriada. 

Em média, a economia de água gira em torno de 25% com as descargas ecológicas.

5. Utilize sistemas de reuso de água

Se sua empresa tem espaço a ser aproveitado, uma fonte de redução de consumo é aproveitar a água da chuva, por meio dos sistemas de captação pluvial, como cisternas, por exemplo. 

sistema de captação de água da chuva

Esse sistema não é muito complexo e pode representar uma economia de 50% na conta de água! Além disso, é uma grande ajuda em períodos de crise hídrica.

Essa água pode ser utilizada para limpeza predial, jardinagem e até para lavar roupas, ou seja, é uma forma de reduzir a conta, contribuir para o meio ambiente e destinar a água potável para o consumo humano.

Saiba mais sobre o sistema de captação de água da chuva entrando em contato conosco!

Conclusão

Vimos que o investimento em maneiras para economizar água, seja financeiro ou de tempo e esforços representa um grande atrativo tanto para a economia de custos para a empresa quanto para a captação de clientes, os quais atualmente, preocupam-se muito com a responsabilidade ambiental das empresas

Com todas essas ações tomadas, com certeza as recompensas virão! 

Além disso, caso você queira comprovar e legitimar seus avanços na redução de consumo de água, procure um selo ecológico, eles são concedidos mediante critérios específicos e têm aprovação, reconhecimento e prestígio mundial

Esses selos também podem contribuir para a reputação da sua empresa e no seu Marketing Verde, por isso, procure quais são os selos ecológicos de seu setor e corra atrás para conquistá-los!

Categories:

Tags:

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *