A Economia Circular é um mecanismo de gerenciamento de recursos, fazendo com que eles sejam reutilizados no próprio processo ou que tenham o destino ideal, visando, dessa forma, a redução do descarte e a transformação em algo útil. Esse conceito também é importante para enfatizar que o crescimento econômico não está necessariamente associado à utilização de mais recursos.  

Como transformar seus resíduos em algo útil? Essa pergunta será a base para o tema que trataremos hoje: Economia Circular. A Economia Circular é uma nova forma de pensar os processos de nossa sociedade, pois grande quantidade de materiais são descartados e cada vez mais recursos são extraídos do ambiente.

Nos dias atuais, o cenário é linear, ou seja, extraímos o recurso natural, transformamos o recurso para o nosso uso, fazemos a distribuição, o uso, e depois é feito o descarte. Tendo em vista o avanço do consumo mundial, o sistema linear é insustentável, pois nossos recursos naturais são finitos.

Fonte: Economia Linear, Economia Circular e Blockchain. Disponível em: http://www.acriacao.com/economia-linear-economia-circular-e-blockchain

Ao se aplicar corretamente esse conceito estratégico, estima-se que 170.000 novos empregos diretos nesta área sejam ofertados, além da redução de 2% a 4% das emissões de gases para efeito estufa (no caso do Brasil cerca de 80 milhões de toneladas de gases).

É importante sempre lembrarmos dos 5 R’s: Repensar, Reutilizar, Reciclar, Reduzir e Recusar. A Economia Circular trabalha com um ciclo fechado, ou seja, ao final do processo gera-se resíduos e esses são reaproveitados como matéria-prima, voltando para o início do ciclo. Consiste em uma linha de pensamento que tem feito as indústrias e empresas gastarem menos capital com novos materiais e ainda contribuírem para o meio ambiente.

Fonte: Economia Circular. Disponível em: https://www.gbcbrasil.org.br/economia-circular/

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) pode ser muito útil na avaliação das potencialidades do resíduo e sua reinserção no ciclo produtivo, além de propor ações que visem a redução de sua geração e, assim, provocando uma queda considerável no gasto com a aquisição de novos objetos. Clique aqui para saber mais a respeito do PGRS, um dos serviços da GaiaJr.

A empresa consegue reduzir seus custos, ter o reconhecimento de empresa verde e ainda pode ganhar com a venda de materiais. Outro processo recomendado é a Compostagem, que pode ser realizada domesticamente ou também nas empresas, reduzindo assim o descarte de resíduos orgânicos e gerando adubo de excelente qualidade.

Bom, agora que você já viu como a Economia Circular pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável, que tal deixar para a gente projetar a melhor solução especialmente para você?? 

Confira nossos serviços ou entre em contato conosco para propostas visando o melhor para seu negócio!

Categories:

Tags:

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *