Você sabia que a nossa qualidade de vida vem sido afetada pelo consumo desenfreado? E nesse momento de pandemia, qual será a solução para esse mundo de equipamentos de proteção individual produzidos diariamente? Neste blogpost você vai descobrir que além de protegidos devemos estar conscientes da quantidade de lixo que estamos produzindo dentro de casa.

O que muita gente não sabe é que com a chegada da pandemia a quantidade de lixo doméstico e hospitalar aumentou muito, sendo a coleta seletiva considerada um serviço essencial devido à alta demanda. 

Mas se a quarentena diminuiu a quantidade de restaurantes e lojas abertas, por que a quantidade de lixo aumentou? A resposta é simples, estamos gerando mais lixo em casa.

Esse ainda não é o maior agravante. Com a pandemia, gerou-se um novo tipo de resíduo descartado em larga escala, as máscaras e luvas de proteção. Esse novo tipo de lixo foi identificado em grande quantidade devido às novas medidas protetivas de uso obrigatório impostas à população, alguns pesquisadores, juntamente com a WWF (World Wide Fund for Nature), identificaram, por meio de drones, a presença de máscaras cirúrgicas descartáveis ao longo de todo o ambiente marinho das ilhas Soko, em Hong Kong, gerando o seguinte questionamento: Qual o descarte correto deste resíduo?

Bem, sabemos que esse material não pode ser descartado juntamente ao lixo reciclável, pois correm o risco de estarem contaminados, mas quais outros cuidados devemos ter? Nos próximos parágrafos iremos explicar detalhamente esse processo, então fique ligado! 

Para não colocar a vida de outras pessoas em risco, temos aqui algumas dicas para que você possa prevenir os coletores de resíduos e a contaminação do meio ambiente.

1- Ensaque o seu lixo duas vezes e faça um nó bem forte:

Os resíduos domésticos, em sua maioria, são úmidos e podem vazar dependendo de como são destinados para a lixeira do prédio ou da rua. Então, é necessário colocá-los em dois sacos, para que não vazem, além disso, ensaque com sacos resistentes para evitar rasgamentos.

 2- Preencha com lixo até 2/3 do volume total do saco:

Não encher completamente o saco evita que ele fique muito pesado e rasgue quando for colocado nos caminhões de lixo, também evita o maior contato do lixo com os trabalhadores.

Mesmo que os trabalhadores da limpeza e coleta urbana trabalhem com EPI’s, como luvas e máscaras, é necessário diminuir o possível contato deles com o nosso lixo doméstico e os lixos de lojas e empresas, evitando assim, um possível contágio da COVID-19. Para melhor entendimento dos cuidados que temos que ter com nossos resíduos, a LOGA, uma das concessionárias de limpeza urbana que atua na coleta de resíduos na capital paulista, fez um vídeo curto e objetivo mostrando qual a melhor forma para ensacar os materiais nessa época de isolamento.

https://www.instagram.com/p/CAxmfhchiAA/?utm_source=ig_web_copy_link

3- Ainda sobre o descarte de máscaras e luvas

Na pandemia, estamos utilizamos um maior número de máscaras, e não sabemos se elas realmente estão contaminadas ou não. Por isso, nós da GaiaJr, fizemos um post em nosso Instagram com dicas de como podemos descartar esses resíduos corretamente, evitando a contaminação de outras pessoas. Você pode acessar essas dicas no link abaixo:

4- Atente-se também aos horários de coleta na sua rua

Isso é necessário para não deixar o resíduo por muito tempo exposto nas ruas, onde ainda podem ser contaminados. E não se esqueça! A coleta pública continua a todo vapor, esses trabalhadores ainda estão lá por nós, então devemos valorizar esse trabalho e cuidar dos nossos resíduos.

How to Make a Monthly Work Schedule Template | Wrike

Agora, você leitor, deve estar pensando: “E se eu quiser me tornar mais sustentável ou aprender mais sobre o descarte de resíduos? Ainda mais nessa época em que o cuidado com os resíduos deve ser redobrado“. Fique tranquilo,  a GaiaJr oferece como um de seus serviços a Educação Ambiental, preparando um material exclusivo para atender às suas necessidades e sanar as suas dúvidas, além de passar dicas para tornar a nossa sociedade um lugar melhor para se viver.

Com a ideia de ajudar a sociedade a saber mais sobre destinação de resíduos que são gerados, a GaiaJr realiza serviços de gestão de resíduos sólidos, como o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) por exemplo, que é um serviço de extrema importância para empresas evitarem sanções, para a redução de custos e otimização de recursos, além de tornar a empresa mais sustentável, passando uma imagem mais confiável de uma empresa que está comprometida com o bem estar do meio ambiente e da sociedade que usufrui da natureza.

Mais detalhes sobre este serviço podem ser encontrados no link:

https://gaiajr.com/2020/06/19/pgrs-principais-perguntas-e-por-que-sua-empresa-deve-realiza-lo/


Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e siga a GaiaJr nas redes sociais para outros detalhes!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *