207835-aliar-tecnologia-e-sustentabilidade-e-receita-para-o-sucesso

Você já ouviu falar sobre hábitos sustentáveis? 

Em algum momento da sua vida você já parou para pensar na quantidade de resíduos recicláveis que descartou como rejeito? 

Ou quanta comida você já desperdiçou? 

Sabia que o ser humano já gerou cerca de 8.3 bilhões de toneladas de plástico em menos de 65 anos, sendo que dessa quantidade, apenas 10% foram reciclados? Se o plástico demora cerca de 400 anos para se decompor e apenas 10% de tudo isso foi reciclado, você consegue imaginar o tamanho dos problemas que esses 7.4 bilhões de toneladas de plástico causam no nosso planeta?

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422

Ter hábitos sustentáveis vai na contramão de gastos e consumo desenfreados, eles estão ligados à responsabilidade que precisamos ter para um meio ambiente mais saudável.

Precisamos ter a consciência de que vivemos em coletividade e que é nossa obrigação preservar e cuidar do nosso planeta, para a presente e as futuras gerações. 

Devemos levar em consideração que tudo o que geramos de material não reciclável é prejudicial ao meio ambiente, bem como aqueles materiais que poderiam ser reciclados e acabamos descartando-os como rejeitos.

Levando em consideração que o nosso consumo causa impactos no meio ambiente, sejam eles positivos ou negativos e que, consequentemente, esses impactos nocivos  podem prejudicar a nossa qualidade de vida, a GaiaJr reuniu nesse blog post algumas dicas e soluções para o seu dia a dia ser mais sustentável!

  • Ofereça carona para um colega de trabalho!

Tomando essa atitude, além de ter uma companhia no seu trajeto, você poderá reduzir  as emissões de poluentes que o seu colega estaria gerando caso ele fosse com o seu próprio carro. Além disso, você ajudará na diminuição de congestionamentos e diminuirá gastos com o combustível, dividindo essa despesa com o seu colega.

  • Utilize mais o transporte público!

Utilizando o transporte público, você ajuda a reduzir a quantidade de carros trafegando pelas ruas, diminuindo, assim, a emissão de gases do efeito estufa e aumentando a qualidade do ar, sem falar que menos carros no trânsito geram uma menor poluição sonora e menor ocupação dos espaços urbanos.

  • Não lave o seu carro com a mangueira!

Em média para lavar um carro, com um tempo aproximado de 30 minutos, são gastos 300 litros de água, um número muito grande quando pensamos que a frota brasileira é composta por 41,2 milhões de veículos.

Há diversas maneiras para evitar esses gastos, entre elas: auto desafiar-se a utilizar baldes enquanto faz a lavagem do seu carro e não usando a mangueira. Você também pode adquirir produtos biodegradáveis para realizar a lavagem a seco e armazenar a água da chuva para realizar uma lavagem sem peso na consciência.

lavando1

  • Adquira uma sacola retornável!

Em média, um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia. As sacolas plásticas demoram cerca de 450 anos para se decompor, gerando uma grande poluição, que pode entupir bueiros impedindo o escoamento da água da chuva. Além disso, as sacolas podem até se depositar em matas, rios ou oceanos, podendo ser confundidas como alimentos pelos animais marinhos.

  • Use menos descartáveis!

Hoje existem diversas alternativas reutilizáveis para produtos que usamos no dia a dia, por exemplo: canudos de metal, copos de silicone, canecas de metal, panos de cera de abelha para guardar alimentos frescos, shampoo e condicionador em barra, hastes flexíveis de papel, escovas de dente feitas de bambu, buchas vegetais para banho e para lavar louça, entre muitos outros produtos que podem diminuir o nosso impacto negativo no meio ambiente.

escova-de-bambu

  • E se você, mulher, utilizasse coletor menstrual?

Os absorventes íntimos comuns são resíduos plásticos que não podem ser reciclados. Uma mulher consome em média, durante toda a sua vida, cerca de 10 mil absorventes. Para evitar essa geração, esses absorventes comuns podem ser substituídos por coletores menstruais, calcinhas absorventes ou até mesmo absorventes de tecido, os quais podem ser reutilizados.

  • Faça compostagem na sua casa!

Atualmente no Brasil, a maior parte dos resíduos orgânicos é destinada a aterros sanitários, gerando gases poluentes e produzindo chorume tóxico, inviabilizando totalmente a utilização e o reaproveitamento desses resíduos ricos em nutrientes para as plantas.

Para evitar esse descarte irregular, é possível transformar os seus resíduos orgânicos em adubo para as suas plantas com a utilização de uma composteira doméstica.

A compostagem, nada mais é que uma forma correta de destinação do seu resíduo orgânico, sendo a maneira ideal para a diminuição dos resíduos destinados aos aterros, aumentando a vida útil desses locais e ajudando na qualidade ambiental, pois, assim, você estará diminuindo a poluição atmosférica, de corpos hídricos e do solo.

sh_composteira_156179246

Confira esses vídeos! Neles você aprende um pouco mais sobre a composteira caseira, aprendendo a montá-la na sua própria casa!



Agora que você já conhece alguns hábitos sustentáveis, que tal aplicá-los no seu dia a dia? Essas pequenas mudanças no nosso cotidiano fazem uma grande diferença para o planeta!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *