Hoje, o consumo excessivo de produtos industrializados tem crescido consideravelmente. Muitas pessoas não possuem controle, gastando sem nem mesmo estarem precisando, sendo muitas vezes influenciadas pelas mídias, por meio de uma imensidão de informações que visam ao consumo.

Essa relação do consumo na sociedade, tem causado muitos danos ao meio ambiente. Quanto mais pessoas compram, mais é produzido, levando ao acúmulo de objetos, e gerando mais resíduos.

Mas por outro lado, alguns indivíduos vêm esse consumo excessivo como um problema, e querem fazer algo para mudar. É aí que tratamos sobre o consumo consciente.

O que é o consumo consciente?

Nada mais é do que entender como todo o processo de produção afeta o meio ambiente e o consumidor, além de comprar o necessário, ou então, comprar um produto de acordo com sua durabilidade e reutilização. Ao comprar um produto, toda a cadeia produtiva está sendo incentivada a continuar a sua maneira de produção devido a procura existente por seus produtos. Quando se compra uma bicicleta, por exemplo, está envolvido o método realizado para conseguir o metal, o consumo de água, a produção do plástico, a fabricação dos pneus etc.

O consumidor deve entender como o seu poder de compra pode afetar o mercado e, escolhendo uma empresa sustentável, os atos ambientalmente corretos realizados por essa empresa são valorizados e incentivados. O consumo exagerado também gera uma grande quantidade de resíduos no ambiente, os quais poderiam ser evitados. Dessa forma, é possível minimizar os problemas ambientais do nosso planeta a partir das nossas compras. Mas, como ser um consumidor consciente?

Como ser um consumidor consciente?

O pensamento sustentável tomou uma grande proporção na chamada Agenda Ambiental, produzida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A agenda consiste numa ferramenta que auxilia na incorporação da responsabilidade socioambiental e sustentável em todo o território brasileiro. Na Agenda Ambiental foi desenvolvida a política dos 5Rs, que consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar a produção de resíduos. Utilizando o conceito dos 5Rs, iremos dar algumas dicas de como aplicá-las no seu dia a dia e de como se tornar um consumidor sustentável.

  • Repensar: É muito importante repensar hábitos e necessidades de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso? Quantas vezes você não foi ao mercado com fome e comprou mais do que o necessário e acabou desperdiçando? A impulsividade te impede de ter um consumo consciente. Pensando nisso, uma solução para este problema é fazer um planejamento antecipado e refletir sobre a real necessidade de se consumir algo, com isso, você irá comprar menos e de uma forma mais eficiente, economizando seu dinheiro e evitando desperdícios.
  • Reduzir: Reduzir o consumo desnecessário e dar preferência aos produtos que tenham maior durabilidade é uma forma de recusar o desperdício. Você pode reduzir seu consumo de tais formas: preferir revistas onlines ou e-books no lugar das tradicionais feitas de papel, adquirir refis de produtos, adquirir produtos a granel, escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas, dar prioridade às embalagens retornáveis, utilizar sacolas ecológicas (ecobags) no lugar das sacolinhas de plástico, etc.
  • Recusar: Optar pelo consumo de produtos que não prejudicam a saúde e o meio ambiente é contribuir para um mundo mais limpo. Priorize produtos feitos com material reciclado e produtos orgânicos, compre de empresas locais e consuma produtos que mostrem sua preocupação com o meio ambiente.
  • Reutilizar: Reaproveitar tudo o que estiver em bom estado, usar um mesmo produto para diferentes utilidades. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, etc. É possível utilizar garrafas pets para armazenar óleo de cozinha, ou até mesmo para criar sua própria horta em casa, usando-as como vaso; comprar roupas em brechós (apesar de existir um preconceito com esse tipo de comércio, você se surpreenderá em como pode achar roupas bonitas e até mesmo de grifes com um preço super acessível); tentar consertar algo em vez de fazer uma nova compra do mesmo produto e reaproveitar embrulhos e papéis de presentes são algumas das maneiras de reutilização.
  • Reciclar: Ao reciclar qualquer produto, reduz-se o consumo de energia, água, e matéria-prima, além de promover trabalho e renda para milhares de pessoas. Separar o lixo da sua casa, possibilitando a reciclagem dos produtos adequados, é uma forma de contribuir para um mundo mais sustentável.

Outra dica é fazer uma composteira caseira, e reutilizar o resíduo orgânico que você gera em sua casa para fazer um adubo para sua horta. Assim, você não só contribui com o meio ambiente, como também reduz custos, pois você estará consumindo alimentos que você mesmo plantou!

‌ Neste vídeo ensinamos um pouco sobre a compostagem:

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a aceitar que o pensamento sustentável é uma das melhores formas de transformar a sociedade. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de amenizar ações que prejudicam o meio onde vivemos, levando a construir um mundo que, seja sustentável e ecológico de maneira consciente, transformando todo o sistema atual, gerando menos gastos e mais sustentabilidade.

Seguindo todas essas dicas que demos, você se tornará um consumidor mais consciente, além de contribuir para um planeta melhor para todos. 

Gostou desse post? Comenta aqui o que você achou, e compartilhe com seus amigos!

Assista também:

Categories:

Tags:

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *