Nesse momento atual de pandemia, o mundo parou e refletiu sobre as consequências do desenvolvimento industrial desenfreado, da degradação da natureza, dos malefícios à saúde e da busca pelo lucro, que visa apenas o enriquecimento, sem olhar para a qualidade de vida.

Nos últimos meses a humanidade vivenciou momentos de pressão, com isso, as atividades poluidoras reduziram seus impactos e a população tomou conhecimento de algumas mudanças: os canais de Veneza translúcidos novamente, a diminuição notável da poluição atmosférica e os golfinhos que retornaram a Baía de Guanabara.

É nesse momento que o setor público se vê pressionado, sendo ele o que mais demanda profissionais especializados, já que deve estabelecer programas de destinação para os resíduos e subprodutos industriais.

As indústrias são as principais responsáveis por absorver Engenheiros Ambientais, pois essas empresas precisam cumprir metas de sustentabilidade como a redução de taxas de emissão de carbono, gerenciamento dos resíduos gerados, etc.
Isso porque o não cumprimento da legislação ambiental, traz multas para o empreendimento, que impactam de forma significante os negócios, fazendo com que a empresa tome consciência sobre a importância de manter alinhadas as práticas ambientais de sua empresa.

Hoje o reconhecimento como uma empresa sustentável é muito perseguido e levado a sério, pois muitos consumidores estão cada vez mais atentos a essas práticas sustentáveis das indústrias que produzem bens de consumo.

E assim, a Engenharia Ambiental tem seu papel definido. O Engenheiro nessa área entra para suprir lacunas deixadas por outras profissões, quem faz o licenciamento das atividades potenciais poluidoras, quem entende e trata das questões mitigadoras para as indústrias de qualquer porte. Além disso, o Engenheiro Ambiental se preocupa tanto com a proteção do meio ambiente, quanto a da saúde humana, ele é o principal agente de aplicação das leis que regem a organização das cidades dentro do contexto de sustentabilidade, é quem consegue reverter o quadro de degradação no local afetado, difundindo a visão de que as novas tecnologias concedem espaço para o lucro e a conservação da natureza.

Futuramente, a amplitude da área de atuação do Engenheiro Ambiental, associado à economia e à cultura de determinada região determinará uma visão cíclica de que o material resultante de um processo fará parte do início de outro. Dessa forma o investimento em determinado produto será, em sua grande parte, revertido em lucro, pois o que deveria ser cobrado no descarte não estará mais incluído em uma visão linear, apenas com entrada-processo-saída. 

Das formas desprendidas por essa formação que contribuem para o empresário e para a economia sustentável tem-se algumas:

  • Auditorias ambientais: essas certificam o cumprimento e as adequações das leis por parte das empresas;
  • Plano de manejo ambiental: orienta a exploração sustentável dos recursos para comercialização, incluindo estratégias que minimizem danos e que compensam a exploração;
  • Reflorestamento: iniciativa prevista em lei com o objetivo de produzir os recursos naturais e recuperar o meio;
  • Energia renovável: o Engenheiro Ambiental tem autonomia para medir a pegada de carbono, metodologia utilizada para saber a quantidade de gases do efeito estufa que são liberados em determinada atividade, assim contribuindo para que os impactos sejam minimizados e outras formas de energia sejam utilizadas.
  • Saneamento: O Engenheiro Ambiental é responsável por projetar, construir e operar sistemas de coleta e abastecimento de água para a população. Seu trabalho envolve desde o transporte, até o tratamento de esgoto e também do lixo industrial e domiciliar.
  • Gestão Ambiental: O Engenheiro estuda maneiras de reutilizar os resíduos industriais, com o propósito de otimizar a produção, reduzir gastos e minimizar os efeitos causados no meio ambiente.

Conclui-se que a engenharia ambiental, além de oferecer uma forma ambientalmente correta para o manejo das atividades atuais, também auxilia no lucro e na adequação com as leis pelas empresas, sejam elas de qualquer porte. Trazendo os benefícios para a sociedade, com a redução da poluição nos rios e lagos e a reversão da situação dos lixões, um grande problema no Brasil.

A Gaia Júnior é uma empresa de engenharia ambiental da UTFPR- Londrina, nossa missão é contribuir para um meio ambiente mais saudável e levar a consciência sustentável para as  empresas. Nós trazemos para o seu empreendimento todos os benefícios da nossa profissão. 

Categories:

Tags:

One response

  1. Parabéns para ao Time da GAIA Jr. por informar a importância do Engenheiro Ambiental …. A natureza agradece…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *